27 abril 2008

A verdade do suposto "código da vinci"

Eu não sou grande fã do Dan Brown, na verdade, nunca li um livro dele, apenas assisti nesse fim de semana, forçado pela insonia, ao filme o código da vinci e percebi o motivo de tanto alarme e de algumas pessoas terem acreditado no filme.

Bem, antes de explicar as coisas, quero deixar claro que, apesar de eu ser evangélico, sou um estudioso de história, filosofia e teologia, incluindo história da teologia.

Vou falar por tópicos:

Porquê de tanto sucesso: Porque misturou verdades com ficção, conspirações e as interligou. Depois desse livro, Dan Brown merece um diploma de advogado, afinal, quantas pessoas foram convencidas de que tudo ali era real?

O Priorado de Sião: O Priorado de Sião ou a Ordem de Sião é uma suposta Organização Secreta da qual fizeram parte grandes personalidades da História, pessoas como Leonardo da Vinci, Newton, Nicolas Flamel, Claude Debussy, Jean Cocteau, Botticelli, Vitor Hugo, entre outros. Além disso, muitas vezes é citada como criadora de outras sociedades, tais como os Franco-maçons, os Rosacruzes e os Templários. Teria sido criada basicamente para guardar o Santo Graal. Acontece que se o Priorado de Sião existiu (ou existe), foi um dos segredos melhor guardados de todos os tempos, pois nunca se provou existir de verdade, o que pode significar coisa nenhuma, afinal é uma sociedade SECRETA, ninguém de fora pode saber que ela existe e/ou que ela faz.



Opus Dei: Me abstino de falar tudo o que sei e o que penso, para evitar confrontos com certos amigos, mas digo que aquilo tudo sobre a OD no filme pode ser verdade, mas não faz muita diferença.



Concilio de Niceia: Agora muitos amigos meus podem ficar com raiva de mim, mas quem tiver um bom livro de historia ou acesso a Internet verá que a Igreja Catolica, atrravés de seus concilios, tem alterado constantemente os livros e textos bíblicos, removendo livros, adicionando outros, alterando palavras e numerações etc. As alterações que são ditas no filme não se tem certeza, podem muito bem ser uma ficção. O que se sabe sobre o Concilio de Niceia é: Foi realizado em 325 DC (obviamente), foi convocado por Imperador Constantino I (que ja era cristão antes de assumir o imperio, pois sua mãe também o era), decidiram ali, 325 anos depois de Jesus vir a esse mundo, que ele não era um homem, e sim um ser divino, surgindo ai a idéia de trindade (Deus, Jesus e Espírito Santo como Seres divinos e independentes um do outro), separam a páscoa cristã da páscoa judaica, a quem diga que isso porque havia uma guerra santa presidida por Constantino contra uma região altamente judaica, independente do motivo, acho, particularmente, um grave erro, afinal, nas Escrituras, Jesus ressucitou na páscoa judaica e, nos livros de Moisés, está escrito que devemos respeitar o dia da páscoa para sempre. Outra alteração foi a alteração do Dia de Descanso do Sábado para o Domingo, o que deixa muita gente confusa, afinal Deus Descansou no sétimo dia, depois que trabalhou, não no primeiro, antes de trabalhar. Foram removidos alguns livros e adicionados outros nesse concilio, desrespeitando um dos últimos versículos bíblicos (eu poderia por aqui, mas quero que vá lá e veja).



O Santo Graal: tenho apenas uma pergunta sobre isso: na Bíblia está escrito que na Última Ceia, Jesus pegou o Cálice e disse: "este é o meu sangue". Leonardo daVinci nasceu quase um milenio e meio depois da morte de Jesus, em quem você vai acreditar? Dica: daVinci era ateu.



Maria Madalena: sei apenas o que todos sabem, não li os livros apócrifos citados no filme, para dizer se era verdade, e, ainda que tivesse lido, a autenticidade do livro é questionavel, o unico livro apócrifo que li foi o Evangelho segundo Pedro, que não segue o padrão literário dos demais livos Bíblicos, mas conta uma narrativa em primeira pessoa e mostra u lda mais humano de Jesus, além de compará-lo a diversas profissões.



Bem é isso o que tenho a dizer, não confie em tudo o que vê no cinema, confie em Deus e na Bíblia, Deus te aceitará por sua fé nEle e por sua demonstração de fé.



Voltarei a assuntos correlatos posteriormente, pois a exegese e os misterios na história são meus pontos de estudo.

Artigo aprovado pelo Conselho Supremo da Sociedade Cristã Alquimísta Filosófica

1 Comentário:

Aislan disse...

Quero me apronfudar mais nesses assunto, me de dicas de livro sei la, me ajude falo... valewww

Campanhas:

Campanhas:
Usura não!!!!!

.

.
A Internet não é museu! Abaixo ao IE6

.

.
Alborghetti: Ídolo da Desciclopedia

  ©Blog do Rafa faz parte da rede Zóião na Net.

TOPO